Garantido abre licenciamento para empresas comercializarem produtos oficiais
A diretoria
do Boi Garantido abriu a oportunidade para empresas poderem revender os
produtos como camisas, bonés, canecas, chaveiros, entre outros, por meio de
licenciamento da marca do bumbá. Desde ao ano passado a diretoria do Garantido
contratou a empresa Ben Marketing para patentear todas as marcas oficiais da
entidade folclórica. Em Parintins já foram licenciadas as empresas MG, Lojão
Popular e Gráfica João XXIII. As empresas que queiram se licenciar junto ao
Garantido, o período de inscrição limite, até o momento, é 31 de maio.
O presidente do
Garantido, Adelson Albuquerque, assegura que o boi trás uma forma inovadora de
controlar o mercado de produtos licenciados. Ele explica que a primeira decisão
tomada pela diretoria foi restringir o termo “produto oficial”, ou seja,
somente o Garantido tem o direito de utilizar essa marca. “Qualquer outra
empresa tem que adquirir os produtos no atacado para poder revender. A outra
modalidade de comercialização de produtos do Garantido é através dos produtos
licenciados”, afirma Albuquerque.
De acordo com o
diretor da Ben Marketing, Roberto Peggy, os produtos oficiais do Garantido têm
uma característica onde o design das
camisas e bonés é de exclusividade de quem está licenciando, ou seja, da
Associação Folclórica Boi Bumbá Garantido. “Uma empresa não pode pegar um layout do
Garantido e fazer uma réplica e dizer que é oficial. O Garantido não licencia
esse tipo de produto. O produto é um design próprio
do fabricante, neste caso o Garantido, onde ele licencia cada produto recebendo
um royalty por
peça licenciada”, explica.
O vice-presidente
do Garantido, Fábio Cardoso, responsável pelo licenciamento de produtos do
bumbá em Parintins, juntamente com os diretores Ray Garcia e Francy Lima, diz
que o processo para ter direito ao licenciamento começa com o preenchimento de
uma ficha cadastral. Cardoso esclarece que o Garantido só terá relacionamento
comercial para fins de licenciamento de produtos com pessoas jurídicas. “Pessoa
física não pode adquirir, nem o licenciamento e nem o produto oficial para a
revenda. Com essa ficha cadastral é gerado um contrato de licenciamento de uso
da marca, e com o contrato um alvará de licenciamento para o exercício 2015”,
pontua Fábio.
Fábio Cardoso
ressalta que a taxa para adquirir o Alvará é de R$ 2 mil, incluindo
inicialmente 500 peças com sistema de autenticidade com o lacre e tag/etiqueta
explicando sobre a origem do produto. “Cada Alvará terá um número de registro.
No momento em que a empresa adquire o Alvará ela vai pode fazer tanto o licenciamento
de produtos, como a comercialização dos produtos oficiais nos pontos de venda”,
frisa.
Outra questão
explicada por Fábio Cardoso é que as empresas que possuem pontos de vendas
credenciados do mesmo grupo empresarial, com o alvará vão poder credenciar
esses pontos de vendas com uma simples cópia do alvará autenticada em cartório
e devidamente registra. “Com isso vamos restringir a pirataria da marca
Garantido e ter controle sobre nossos produtos”, destaca.


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