Prefeitura de Barreirinha irá reformar a antiga balsa que servia de terminal pesqueiro

A balsa Artur Virgílio que faz parte do projeto da Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), emenda parlamentar adquirida na época da gestão da ex-prefeita Socorro Dutra Lindoso por meio do deputado Federal Arthur Virgílio Neto. A balsa foi destinada ao município para funcionar como terminal pesqueiro, e que serviu por um longo período como porto de embarque e desembarque de passageiros na orla da cidade e depois foi abandonada no porto do furo do Pucú, onde se encontrava submersa. Hoje a balsa já se encontra sobre as águas e as providencias já estão sendo tomadas para receber suas melhorias e voltar a servir a população.
 A balsa só foi vista como útil na nova gestão de Glenio Seixas e do vice Luís Picanço que se sensibilizaram e vão investir para que o patrimônio tenha grande serventia para o município, principalmente à classe pesqueira que necessita de um terminal para a conservação de pescados.

O prefeito Glênio Seixas e o vice Luís Picanço estiveram verificando in loco, novamente, a balsa, agora já sobre às águas, e puderam analisar os pontos que a mesma necessita de melhorias. De acordo com o vice-prefeito Luís Picanço, a prefeitura vai viabilizar recursos a fim de que o patrimônio seja recuperado. 

O processo iniciará quando enviarem os documentos à SUFRAMA, instituição mentora do projeto, pedindo que se faça uma vistoria por parte do departamento jurídico, in loco para verificar a real situação que se encontra a balsa, e pedir autorização para iniciar os trabalhos. "O pescador precisa de um terminal pesqueiro, a população que vem da zona rural precisa de um local para embarque e desembarque, disse. Estamos com muita fé em Deus que vamos recuperar esse bem que vai servir novamente à população", afirmou Picanço.

De acordo com o prefeito Glenio Seixas, a prefeitura já está trabalhando para dar melhor qualidade de vida ao povo do município de Barreirinha que tanto precisa. "A balsa será reformada baseado em relatório sócio econômico e após esta análise terá um destino, uma vez que existem muitas comunidades e distritos necessitados, exaltou. Queremos resgatá-la, mostrar para os ministérios que estamos reativando e, assim conseguir novas emendas para continuar trabalhando pelo nosso povo", explanou Seixas.

Texto: Nildo Cruz
Fotos: Clemente Valente