Projeto de limpeza do Lago do Jará recolhe quase 300 quilos de resíduos sólidos

A SEMMA – Secretaria Municipal de Meio Ambiente divulgou na semana passada o resultado da Gincana Ecológica promovida no dia 23 de setembro numa área do Lago do Jará, localizado na área urbana do município de Juruti.

Os números divulgados pela SEMMA mostram que dos 297,560kg de resíduos sólidos coletados estão assim distribuídos: 82,200kg (garrafa pet), 155,270kg (vidro), 113,340kg (plástico diverso), 7,870kg (metal diverso), 27,980kg (lixo diverso), 7,210kg (alumínio).

Ação de limpeza – foi realizada no dia 23 de setembro, na área conhecida por Jará do Paulão, que nesta época do ano recebe muita gente para desfrutar da praia que surge neste período do ano. A ação denominada “Jará mais limpo” fez parte de um projeto de limpeza coordenado pela Prefeitura de Juruti, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Quarenta e um alunos do ensino médio da Escola Estadual Emanuel Salgado Vieira, turno noturno, foram divididos em cinco equipes: Verde – “Os Esquilos”, Amarela – “Os Tracajás”, Laranja – “Os Jacarés”, Vermelha – “Os Urubus”, Azul – “Os Carapanãs”, participaram de uma gincana ecológica cuja meta era coletar o maior volume de resíduos sólidos.

A equipe Verde “Os Esquilos” foi à vencedora coletou 91,910kg. Em segundo lugar ficou a equipe Amarela “Os Tracajás”, que coletou 61,510kg de resíduos. As equipes receberam troféus.

De acordo com o coordenador de Educação Ambiental da SEMMA, Joilson Marinho, a ação tem como finalidade conscientizar os banhistas para a importância de preservar o Lago do Jará. “Encontramos o local com muito lixo, e diante desta ação queremos contar com o apoio e a consciência de nossa polução para que esse lugar tão lindo não fique poluído”, disse ele.

Segundo o professor de Biologia da Escola Emanuel Salgado Vieira, Erlon Paiva, todos tem o direito e o dever de preservar e cuidar do meio ambiente. “Estou mostrando para meus alunos na prática a real importância de preservar um lugar tão bonito como o lago do Jará, que merece uma atenção maior de todos que o visitam”, disse Erlon.

Para a aluna Elizane Martins, do 2º ano do ensino médio, é preciso que as pessoas tenham mais consciência e um carinho especial com a natureza. “É triste chegar a um lugar tão lindo e encontrar muito lixo, as pessoas devem se preocupar mais com a natureza”, disse a estudante.

Ao final da ação foram distribuídos livros e panfletos para os participantes. O projeto vai continuar em outras área no entorno do Lago do Jará.
O material coletado nesta etapa do projeto foi destinado ao aterro sanitário do município.

Reportagem: Ademir Santos e Bruno Andrade
Fotos: Fábio Santarém

Edição de Texto: Udirley Andrade

Nenhum comentário